Glutationa, C10H17N3O6S,
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A glutationa, γ-glutamilcisteinilglicina, C10H17N3O6S, massa molar 307,32 g/mol, é um sólido com ponto de fusão 195 °C.

 

Na glutationa salienta-se:



A glutationa é um tripeptídeo linear, formado pelos aminoácidos cisteína, ácido glutâmico e glicina, considerado um antioxidante vital em nosso organismo, especialmente devido à presença do grupamento -SH, que faz com que a glutationa exista tanto nas formas reduzida (GSH) quanto oxidada (GSSG, um dímero).

 

A glutationa está diretamente envolvida em diversos processos biológicos vitais, entre os quais a síntese de pro1teínas, o metabolismo e a proteção celular.
A glutationa tem importante função de defesa contra o aumento de radicais livres no organismo, e a enzima glutationa peroxidase, presente em diversos tecidos de origem animal, protege as membranas celulares e intracelulares e seus ácidos graxos polinsaturados, fosfolipídeos, proteínas e ácido desoxirribonuclêico (DNA) das espécies radicalares provenientes do oxigênio que causam estresse oxidativo no organismo.

Em tecidos saudáveis, a glutationa existe basicamente como GSH (aproximadamente 90%), e a razão GSSG/ GSH pode ser usada como um indicativo de situações de estresse oxidativo do organismo. Aliás, mudanças na sua concentração indicam desordens fisiológicas como anemias
causadas por infecção, artrite reumatróide e foi também observado que a diminuição nos níveis de GSH se correlacionam com a progressão da AIDS.

Em plantas, a glutationa é crucial no controle do estresse abiótico/ biótico, controla o nível do peróxido de hidrogênio, atua na defesa de patógenos, no controle de hormônios de crescimento e da floração.

Divesas tentativas para o aumento dos níveis de glutationa são motivo de pesquisa frequente, mas há poucos estudos conclusivos a este respeito, muito embora já esteve disponível comercialmente como complemento nutricional.

2

Fontes:
-Quim. Nova, 2001, 24, No. 1, 112-119.
-www.wikipedia/ glutathione
-Ann. Rev. Biochem. 1983,52, 711.
-Am. J. Physiol. 1989, 257, L163.
- Histol. Histopathol. 1997,12, 525.
- Free Rad. Biol. Med. 1999, 26, 410.