Peróxido de hidrogênio, H2O2
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O peróxido de hidrogênio, H2O2 (salientar: H e O) de massa molar 34,01 g.mol-1, é uma substância líquida (T.F. -0,43 oC e T.E. 150,2 oC) nas condições ambiente. A molécula de peróxido de hidrogênio apresenta comprimento de ligação O-H de 98,8 pm, O-O de 146,8 pm e ângulo de ligação H-O-O de 98,0°. A molécula de peróxido de hidrogênio pertence ao grupo de simetria C2, apresentando o seguinte elemento de simetria: eixo próprio de rotação. 

O peróxido de hidrogênio é uma substância polar, apresentando momento de dipolo molecular resultante de 1,573 D.

A estas características moleculares associam-se as seguintes propriedades do peróxido de hidrogênio:

1) A ligação simples O-O e oxigênio com numero de oxidação -1 (O-1) tornam a molécula extremamente reativa, com grande poder de oxidar substâncias diversas, principalmente matéria orgânica;

2)Temperatura de fusão e ebulição relativamente semelhante à da água. Sua alta temperatura de ebulição está associada à presença de ligações de hidrogênio, assim como as que ocorrem entre as moléculas de água;

3) Seu momento de dipolo que resulta de sua estrutura molecular não linear e à diferença de eletronegatividade dos elementos.

O peróxido de hidrogênio é obtido a partir do processo Riedl-Pfleiderer, que consiste num ciclo de oxidação do 2-etil-9,10-di-hidroxiantraceno a 2-etilantraquinona, onde o H2O2 é produzido. O ciclo é fechado com a redução do 2-etilantraquinona, Figura 1.

Figura 1
produo_do_h2o2_3_400
Esquema de produção do peróxido de hidrogênio (H2O2).

 

Os principais usos do peróxido de hidrogênio são:

1) Antisséptico, na limpeza de ferimentos para evitar inflamação dos mesmos;

2) Clareamento dental;

3) Estético: usado para clareamento de cabelos.

4) descontaminação de solos in situ: emulsões contendo peróxido de hidrogênio e hipoclorito de sódio têm sido injetadas em solo contaminado com compostos como dioxinas, por exemplo. A emilsão gera espécies radicalares altamente oxidantes as quais degradam os contaminantes.

 

O peróxido de hidrogênio é encontrado em produtos comerciais como: