Ácido succínico, C4H6O4
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O ácido succínico, ácido butanodióico, fórmula C4H6O4 - 118,09 g.mol-1, é uma substância sólida (T.F. 187-189°C) nas condições ambientes.

 

Na molécula do ácido succínico, salienta-se:

 


 

O ácido succínico, ou ácido butanodióico, é um ácido orgânico dicarboxílico que participa do metabolismo energético em todas as células animais e vegetais como um intermediário do ciclo de Krebs, ou ciclo do ácido cítrico. Ele é utilizado em uma série de aplicações da indústria e sua estrutura é semelhante a do ácido fumárico e ácido maléico, com a diferença de o ácido succínico ter uma cadeia carbônica saturada.

 

1

 

2

No século XIX, cientistas descobriram que uma substância ácida estava presente num fóssil de resina de árvores conhecido como âmbar. Imaginava-se que a resina possuía de 3-8% de ácido, e este teria sido produzido durante a fermentação da celulose por micro-organismos. Por causa disso, o ácido recebeu o nome de ácido succínico, derivado do Latim succinum, que significa âmbar. Embora os cientistas já soubessem da presença do ácido succínico nos tecidos animais e vegetais, o seu processo de obtenção era realizado através da destilação do âmbar. Na época, era utilizado externamente para tratar dores e reumatismo.
Atualmente, a produção do ácido é feita a partir da fermentação realizada por bactérias e leveduras, ou pela manipulação de derivados do petróleo, mas esta última tem sido evitada. Existe um esforço considerável para substituir a produção do ácido feita a partir do petróleo. As bactérias anaeróbicas Anaerobiospirillum succiniciproducens e Actinobacillus succinogenes, por exemplo, tem como principal produto de sua fermentação o ácido succínico.

O ácido succínico é um precursor versátil na produção de outros diferentes ácidos carboxílicos e ésteres, bem como de inúmeros outros produtos. O crescimento da produção global de ácido succínico aumenta 10% ao ano, e estima-se que o consumo anual esteja em torno de 30.000 toneladas.

 

3

 

Entre as suas principais aplicações destacam-se a preparação de solventes, vernizes, perfumes, na fabricação de tintas e corantes, plastificantes, poliésteres, etc. O polibutileno de succinato (PBS) é um bioplástico bastantes promissor produzido através do ácido succínico. Sua confecção é feita pela polimerização de ácido succínico e 1,4 butandiol. Ele é um produto biodegradável e de grande resistência química e térmica. O PBS pode ser processado para formar monos e multifilamentos, fios de divisão, entre outros.
Na indústria alimentícia, o ácido é utilizado na produção de bebidas como refrigerantes, cervejas, etc. Ele serve como aromatizante e neutralizante, e é produzido pela fermentação de carboidratos. Já na indústria de medicamentos, é empregado na preparação de agentes que combatem a úlcera e de protetores contra a radiação. Ele também é utilizado como um suplemento nutricional.
Acredita-se que a administração de suplementos de succinato ameniza os efeitos da ressaca, uma vez que ativam a degradação do acetaldeído, um metabólito tóxico proveniente da degradação do álcool. Estudos confirmam que ácido succínico também ajuda o sistema imune e neural. Especula-se ainda que ele possa contribuir para o aumento da concentração, consciência e reflexos.

 

Fonte:  
http://www.mbi.org/mbi-technologies.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Succinic_acid
http://chemicalland21.com/industrialchem/organic/succinic%20acid.htm
http://pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/summary/summary.cgi?cid=1110
Créditos: 
Hannah Domingos, graduanda do curso de Farmácia da UFRJ, sob a orientação de Rafael Garrett, doutorando em Química do IQ/UFRJ.