(-)-Mentol, C10H20O
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O (-)-MENTOL, (1R,2S,5R)-2-isopropil-5-metilcicloexanol, fórmula C10H20O - 156,26 g.mol-1 é uma substância sólida (T.F. 34 - 36°C) na condição ambiente.
Na molécula de (-)-MENTOL, salienta-se:

O mentol é um álcool (presença do grupo -OH) cíclico monoterpênico (derivado de unidades de isopreno ou unidades C5 [fig.1]) , constituído de três carbonos assimétricos. É também conhecido como cânfora.

 

mentol(fig.1)

 

Este composto orgânico é obtido por destilação a partir de plantas da espécie Mentha, por exemplo a hortelã. Inicialmente extrai-se um óleo essencial das folhas dessas plantas e posteriormente o álcool terpênico.

O mentol foi isolado pela primeira vez em 1771 pelo botânico holandês Gambius.

O mentol é responsável pela ação refrescante de balas e chicletes. Essa ação ocorre porque o mentol ativa sensores responsáveis pela indicação de frio. Assim, quando nossa boca está em contato com essa substância orgânica, a sensação que se tem é de que a boca está gelada. Para que isso ocorra, o local de contato com essa substância deve estar morno (característica do interior da boca), já que os sensores tornam-se ativos a uma temperatura superior à normal.

O mentol também é utilizado em:

O mentol é econtrado em produtos comerciais tais quais: