Ferroceno, Fe(C5H5)2
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O sanduíche organometálico

O ferroceno, Fe(C5H5)2, 186,04 g.mol-1 é um sal sólido na condição ambiente (P.F. 174 °C, P.E. 249 °C).

 

Na molécula de ferroceno destaca-se:

 

A descoberta e caracterização da estrutura do ferroceno, Fe(C5H5)2, no início de 1950, levou a uma explosão do interesse por ligações entre o carbono e metais do "bloco d" da tabela periódica, trazendo o desenvolvimento e florescimento do estudo da química organometálica.
Antes de 1950, poucos compostos organometálicos do "bloco d" foram sintetizados e caracterizados. O primeiro deles, um complexo de etileno com platina(II), foi preparado por W.C. Zeise em 1827. Em 1890, Ludwig Mond e colaboradores sintetizaram o primeiro complexo metálico carbonílico, o tetracarbonil-níquel. No entanto, as estruturas de tais complexos eram difíceis de deduzir através do uso dos métodos químicos disponíveis na época. A partir de 1950, as técnicas de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) e de difração de raios-X em cristal único puderam ser usadas para resolver as estruturas desses complexos em solução e no estado sólido, respectivamente.

 

Eteno platinato, o sal de Zeise, 1827

Tetracarbonilníquel, 1890

Ferroceno, 1951

Eteno platinato, o sal de Zeise, 1827
Tetracarbonilníquel, 1890
Ferroceno, 1951


O ferroceno, um sólido amarelado.

O ferroceno, um sólido amarelado

Em 1951, o ferroceno foi preparado pela primeira vez. Observou-se que ele era excepcionalmente estável, e que a sua estrutura e o tipo de ligação desafiavam as descrições convencionais das ligações. A estrutura do tipo sanduíche do ferroceno foi prevista, pela primeira vez, a partir da sua análise por espectroscopia de infravermelho (IV) e por RMN. Esta estrutura foi então confirmada por cristalografia de raios X, por volta de 1954. O rápido crescimento no estudo de compostos organometálicos, por grupos de pesquisa em todo o mundo, levou ao Prêmio Nobel concedido para Ernst Fisher e Geoffrey Wilkinson, em 1974.

 

Créditos
Conteúdo produzido a partir de artigo originalmente publicado no site "Molecules of the month"(http://www.chm.bris.ac.uk/motm/ferrocene/ferrocene.html). Traduzido do inglês para o português por Paula B. M. De Andrade, PhD.