Sulfametoxazol, C10H11N3O3S
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A SULFAMETOXAZOL, 4-amino-N-(5-metil-3-isoxazolil)benzenosulfonamida ou sulfametoxizol, fórmula C10H11N3O3S - 253,28 g.mol-1, é um antibiótico da classe das sulfas.


É uma substância sólida na condição ambiente (T.F.166 - 169 °C). Apresenta-se sob a forma de um pó branco, cristalino, inodoro e solúvel em água.

 

Na moléculade sulfametoxazol, salienta-se:

 

 

A sulfametoxazol é uma sulfonamida (termo utilizado para referir-se aos derivados do p-aminobenzeno-sulfonamida). As sulfonamidas foram os primeiros agentes antimicrobianos eficazes na prevenção e cura das infecções em seres humanos. Durante a Segunda Guerra Mundial foram muito estudadas por médicos alemães e extensamente utilizadas ajudando a salvar milhares de vidas.

Imagem 1

Nos antibacterianos da classe das sulfonamidas, o grupamento sulfonamida é um isóstero do grupamento
-COOH, do substrato natural do ácido 4-aminobenzóico (PABA). O grupo 4-amino é essencial para a atividade desta classe de compostos.


A sulfametoxazol é um fármaco detentor de atividade bacteriostática e atua na bactéria competindo com o ácido p-aminobenzóico (PABA) em sínteses de ácido di-hidrofólico, diminuindo com isso a disponibilidade de folatos reduzidos, que são essenciais à síntese de ácidos nucleicos, que por sua vez, são fundamentais para a formação de DNA e RNA .

 

 

 

Reação 1



A sulfametoxazol é comercialmente disponível em associação com trimetoprima, o qual aumenta seu potencial. A associação sulfametoxazol e trimetoprima é indicada para:

 

 

Imagem 2

 

O sulfametoxazol é encontrado em produtos comerciais como:

 

 


Créditos: Márcia Nogueira da Silva de La Cruz , doutoranda da PG Química/ UFRJ