Permanganato de potássio, KMnO4
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O permanganato de potássio, fórmula K Mn O4 - 158,03 g.mol-1 é um composto iônico sólido na forma de cristais roxo-bronze (T.F. 240 °C) nas condições ambiente.

 

No permanganato de potássio, salienta-se:

 

1O permanganato de potássio é um composto iônico sólido fortemente oxidante. Em solução aquosa, apresenta uma coloração que varia de violeta a vermelho.
Ele foi produzido pela primeira vez em 1659, pelo químico alemão Johann Rudolf Glauber, quando fundiu uma mistura de carbonato de potássio com o mineral pirolusita (que contém dióxido de manganês, MnO2). O material obtido dessa fusão foi dissolvido em água formando, inicialmente, uma solução verde de manganato de potássio, que lentamente tornou-se violeta devido à formação do permanganato de potássio.

 

 

2

 

O permanganato de potássio é altamente reativo e pode oxidar uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas. No processo de oxidação, o KMnO4 (Mn7+) pode ser reduzido a MnO2 (Mn4+) e Mn2+. Devido a essa propriedade foi empregado ao longo de muitos anos, para várias finalidades.
No tratamento de água é utilizado na oxidação de compostos responsáveis pelo odor e gosto desagradável, e também para remoção de ferro (Fe2+) e manganês (Mn2+) através da oxidação destes a Fe3+ e Mn4+, que irão precipitar como hidróxido de ferro (III) (reação 1) e dióxido de manganês (reação 2). Uma das desvantagens é o risco de a água ficar com coloração rosa.

 

3 Fe2+ + KMnO4 + 7 H2O → 3 Fe(OH)3(s) + MnO2(s) + K+ + 5 H+ (1)

3 Mn2+ + 2 KMnO4 + 2 H2O → 5 MnO2(s) + 2 K+ + 4 H+ (2)

 

3

Um uso bem antigo do permanganato de potássio foi na composição química do "flash" de câmeras fotográficas, que registravam fotos em preto e branco. Na química analítica, soluções aquosas padronizadas de KMnO4 são empregadas como titulante oxidante em titulações de redução-oxidação, devido a sua coloração violeta. Também é utilizado para tratar algumas enfermidades parasitárias. Em países Africanos, é comum seu uso na desinfecção de alimentos.
Um dos grandes usos do permanganato de potássio, fora do meio acadêmico e industrial, é no aquarismo ou aquariofilia (a prática de criar peixes, plantas e outros organismos aquáticos). Ele é utilizado, em soluções muito diluídas, para tratar os materiais que serão utilizados no aquário, como troncos, pedras, plantas aquáticas, etc. Além disso, alguns aquaristas também o utilizam no tratamento de fungos e parasitas de peixes.
A oxidação da ligação dupla carbono-carbono pelo íon permanganato é uma importante e conhecida reação na química orgânica. Sob condições alcalinas, as olefinas são convertidas nos dióis correspondentes com um bom rendimento, enquanto que em condições neutras ou fracamente alcalinas, as alfa-hidroxicetonas são produzidas. O mecanismo de oxidação das olefinas ainda é pouco compreendido e muitos são os modelos que tentam explicá-lo.

 

3

 

Fontes:

S. Dash et al. Tetrahedron 65 (2009) 707-739.
http://epa.gov/ogwdw/mdbp/pdf/alter/chapt_5.pdf
http://en.wikipedia.org/wiki/Potassium_permanganate
http://www.chemistrydaily.com/chemistry/Permanganate
Autor: Rafael Garrett, doutorando em química do IQ-UFRJ.