Água, H2O
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A água, H2O (salientar: H e O) substância de massa molar 18,015 g.mol-1, é um líquido (T.F. 0 °C e T.E. 100 °C) nas condições ambiente. A molécula de água apresenta geometria angular, com comprimento da ligação O-H de 95,8 pm e ângulo da ligação H-O-H de 104,5°. A molécula de água pertence ao grupo de simetria C2v, apresentando os seguintes elementos de simetria: eixo próprio de rotação e planos de simetria vertical.

A água é uma substância polar, apresentando momento de dipolo molecular resultante de 1,855 D.

Devido à diferença de eletronegatividade entre os átomos de O e H, a ligação O-H é bastante polarizada, havendo uma carga parcial nos átomos de O e H. Como resultado a água é uma substância polar capaz de estabelecer ligações de hidrogênio entre suas moléculas. Somadas ao fato de ser uma molécula angular, a estas características moleculares associam-se as seguintes propriedades da água:

1) apresenta temperaturas de fusão e ebulição mais altas do que as esperadas para uma molécula pequena de apenas 18g/mol;

2) possui tensão superficial elevada;

3) é bom solvente para muitas substâncias polares e iônicas;

4) reage tanto como aceptor de prótons quanto como doador de prótons;

5) possui calor específico relativamente elevado (1 cal/g oC), o que a faz perder e ganhar calor de forma mais lenta que outras substâncias. A água é importante no controle da temperatura média da superfície do planeta, evitando que haja variações bruscas.

 

A água é obtida de rios, lagos, lençóis freáticos e na maioria das vezes é tratada a fim de tornar própria para o consumo humano. A existência de água líquida é uma condição essencial para a vida. Todas as reações químicas fundamentais nos organismos ocorrem meio aquoso, sendo a água meio reacional, reagente, produto e constituinte dos organismos vivos.

O ciclo da água é um dos ciclos naturais mais importantes para a manutenção na vida do planeta. A água está presente em sua maior parte na forma líquida nos oceanos, rios e lagos, cobrindo cerca de 70% da superfície da Terra. A sustância encontra-se também como vapor no ar. Como sólido, a água esta presente em geleiras polares e nas regiões de grande altitude, e também como minúsculos cristais de gelo nas nuvens.