Metanol, CH4O
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O METANOL, fórmula C H4 O - 32,0419 g.mol-1 é uma substância líquida (T.E. 64,7 °C) na condição ambiente.

Na molécula de METANOL, salienta-se:

O metanol, ou álcool metílico, é um líquido inflamável, com chama invisível, obtido a partir de combustíveis renováveis e não renováveis, como o metano do gás natural ou o carvão. Seu processo mais antigo de obtenção, e de onde, durante muito tempo, foi exclusivamente obtido, é a destilação destrutiva de madeiras, sendo por este motivo conhecido como álcool da madeira.

Apesar dos grande avanços alcançados com a tecnologia de produção de metanol, a partir de biomassas como da cana-de-açúcar e madeira, sua produção a partir destas fontes ainda não é comercial.

A produção de metanol mais comum se dá a partir do metano, oriundo gás natural. Na presença de catalisador de Ni, a uma pressão moderada de 10-20 atm e a altas temperaturas, em torno de 850 ºC, o metano reage com o vapor de água para produzir CO e H2:

     

cat.

 

   

CH4

+

H2O

CO

+

 3H2

O CO e o H2 reagem na presença de outro catalisador (mistura de cobre, óxido de zinco e alumínio), a uma pressão de 50-100 atm e a 250 ºC, produzindo metanol, com alta seletividade:

 

 

 

cat.

 

CO

+

2H2

 CH3OH

O metanol é utilizado como solvente, anticongelante e bem menos como combustível. É material de partida para outros produtos químicos. Em torno de 40% do metanol produzido é transformado em formaldeído, muito usado na síntese de plásticos, tintas e explosivos. Um importante derivado é o dimetiléter, que substitui os CFCs nos aerossóis, como propelente.

A toxicidade do metanol é considerada baixa, porém, no seu processo metabólico, é produzido aldeído fórmico e ácido fórmico, os quais podem provocar sérios problemas à saúde.