Cimetidina, C10H16N6S
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A cimetidina, 1-ciano-2-metil-3-[2-[(5-metil-1H-imidazol-4-il)metilsulfanil]etil]-guanidina, fórmula C10H16N6S - 252,34 g.mol-1 é uma substância sólida (T.F. 142º C) nas condições ambiente.

Na molécula de cimetidina, salienta-se:

A cimetidina foi descoberta há cerca de 40 anos em estudos desenvolvidos por Sir James Black e representou um marco na história da farmacologia dos agentes que combatem a acidez gástrica. Foi o primeiro fármaco capaz de prevenir e tratar a úlcera péptica, usando uma abordagem terapêutica moderna. Na época, o tratamento da doença ácido-péptica dependia, quase que totalmente, da neutralização ácida na luz gástrica. A cimetidina foi planejada para atuar como antagonista seletivo de receptores histaminérgicos do sub-tipo 2 (H-2), inibindo a produção de ácido no estômago. 
A cimetidina apresenta-se como um pó cristalino branco, pouco solúvel em água e facilmente solúvel em metanol. É comercializada na forma de um sal solúvel em água, o hidrocloreto de cimetidina. Seus nomes comerciais são: Tagamet®, Cimecol®, Cimetidan®, etc. 
A Cimetidina é um derivado metílico e cianoguanidínico básico do imidazol, que atua como antagonista competitivo (reversível) da histamina nos receptores H2 das células parietais gástricas produtoras de ácido. Ela foi desenvolvida através do planejamento de fármacos baseado no mecanismo de ação pretendida. Já a ranitidina, que também possui ação antiulcerosa e é indicada no tratamento da úlcera péptica, foi desenvolvida como fármaco "me-too" usando a cimetidina como protótipo. No desenho de fármacos chamados de "me-too", ou cópias terapêuticas, é bastante comum empregar a estratégia de obtenção de novos compostos com atividade farmacológica através de modificações planejadas na estrutura de princípios ativos conhecidos, a partir de literatura científica e patentária, banco de dados de laboratório, etc.
Os principais usos da cimetidina são no tratamento da úlcera gástrica e duodenal, profilaxia de úlceras de estresse e no tratamento da doença de refluxo gastroesofágico não-complicada.
Devido à inibição da secreção de ácido gástrico, o uso da cimetidina pode alterar a biodisponibilidade e a taxa de absorção de certos fármacos por promover alteração no pH gástrico.

Há diversos processos sintéticos propostos para a síntese da cimetidina, entre elas a rota:

 

1Obtido de Principles Of Organic Medicinal Chemistry, por Rama Rao Nadendla

 

A cimetidina é encontrada emprodutos comerciais como:

 

 

 

Fonte:

Hardman JG, Limbird LE, Gilman AG. Goodman & Gilman's The Pharmacological Basis of Therapeutics. 10th ed. New York: McGraw-Hill, 2001.

Lima, LM. Química medicinal moderna: desafios e contribuição brasileira. Quim. Nova, 30 (6), 456-1468, 2007.
Molinder HK, The development of cimetidine: 1964-1976. A human story. J Clin Gastroenterol. 19(3), 248-54, 1994.

 

Créditos: 

Michelle Barcellar, graduanda do curso de Farmácia da UFRJ e Rafael Garrett, doutorando da PG em Química do IQ/UFRJ.