Carbonato de lítio, Li2CO3
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O CARBONATO DE LÍTIO, fórmula Li2 C O3 - 73,89 g.mol-1 é uma substância sólida (T.F. 723 °C) na condição ambiente.

Na molécula de CARBONATO DE LÍTIO, salienta-se:

O carbonato de lítio (Li2CO3) é um sal, que se apresenta na forma de um sólido cristalino branco, solúvel em água, inodoro, de sabor levemente alcalino. Recebeu grande atenção na psiquiatria, por ser utilizado no tratamento de algumas doenças mentais.

O Li2CO3 é obtido primariamente a partir de minerais contendo lítio, como LiAl(SiO6), que reage com ácido sulfúrico (H2SO4), formando o sulfato de lítio (Li2SO4), o qual reage com carbonato de sódio (Na2CO3) para formar o carbonato (Li2CO3):

Na2CO3 + Li2SO4 → Li2CO3 + Na2SO4

O Li2CO3, comercializado no Brasil com alguns nomes como Acolitium®, Carbolim®, Carbolitium®, Liticarb®, Litiocar®, Neolitium® e Neurolithium®, é um fármaco estabilizador de humor freqüentemente utilizado para o tratamento e profilaxia da desordem bipolar. Suas propriedades terapêuticas têm sido relatadas desde 1949, inicialmente por John F. Cade, porém seu mecanismo de ação até hoje não é totalmente conhecido.

Também é utilizado na produção de vidros resistentes a grandes variações de temperatura, cerâmicas e esmaltes, e tem a capacidade de atuar como um agente fundente, provocando redução na temperatura de fusão durante processos variados. É empregado na produção de tubos de raios catódicos de televisões, componente em cimentos de secagem rápida, obtenção de cloreto de lítio (LiCl) e hidróxido de lítio (LiOH) e como aditivo para a produção de alumínio.