Aliina, C6H11NO3S
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

 

A aliina, sulfóxido de S-alilcisteína, fórmula C6 H11 N O3 S - 177,22 g.mol-1 é uma substância sólida de cor branca e cristalina nas condições ambiente.

 

Na molécula de aliina, salienta-se:

 

 

 

 

 

 

1O alho (Allium sativum) é uma planta herbácea da família Liliaceae. Muito utilizado na culinária, o alho tem sua fama não só devido ao seu aroma e sabor, mas também pela sua capacidade de promover a saúde e combater males. Tanto os males do corpo, como também, para os mais supersticiosos, os males da alma, como o mau-olhado.
Tem sua origem na região mediterrânea e é conhecido desde a antiguidade, sendo utilizado há milhares de anos na Índia para o tratamento de doenças cardíacas e de circulação, e pelos egípcios no tratamento de problemas do coração, tumores, parasitas intestinais, picadas de insetos e muitos outros.
O alho sempre foi considerado um erva mágica, com poderes contra as forças do mal, sendo muito utilizado em encantamentos e magias. Os construtores das pirâmides comiam alho durante sua construção. A lenda mais famosa é a de que o alho tinha o poder de repelir os vampiros e os lobisomens.

Muitas investigações visando descobrir os benefícios do alho para a saúde vem sendo realizada nas últimas décadas, e mais de 1000 trabalhos já foram publicados. Indiscutivelmente, o alho é considerado um dos melhores alimentos para prevenir doenças.
O alho produz vários bulbos pequenos chamados de dentes. Cada dente consiste de células ricas em compostos organosulfurados como os sulfóxidos de cisteína e as γ-glutamilcisteínas.
A aliina é um sulfóxidos de cisteína e o principal componente encontrado no alho cru. É a substância precursora de vários outros compostos, como a alicina, que é considerada o princípio ativo do alho e a responsável pelo seu aroma.

2

 

Assim que o dente de alho é cortado, suas paredes celulares se partem e uma enzima chamada aliinase é liberada e transforma a aliina em alicina.

3

 

Um dente de alho médio pode ter ação antibacteriana equivalente a 1% da penicilina. O alho também possui cerca de 0,5% de um óleo volátil contendo compostos sulfurados. Estes compostos, juntamente com outros contendo selênio, e as vitaminas A e C, tornam o alho um potente antioxidante, capaz de proteger as membranas celulares e o DNA de danos e doenças.
Além de possuir uma ação direta contra bactérias e vírus, o alho também estimula as defesas naturais do organismo contra espécies invasoras.

 

Fontes:

Baseado no texto de Eric Coleman, Bristol University. Originalmente publicado em:
http://www.chm.bris.ac.uk/motm/alliin/index1.htm
Autor: Rafael Garrett, doutorando em química do IQ-UFRJ