Ácido beta-boswélico, C30H48O3
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

 ácido beta-boswélico, ácido (3α)-3-hidroxiurs-12-en-24-oico, fórmula C30H48O3 - 456,7 g.mol-1 é uma substância sólida nas condições ambiente.

 

Na molécula do ácido beta-boswélico, salienta-se:

 

Franquincenso (Frankincense, em inglês) ou olíbano (Olibanum, em latin), é a mais conhecida das resinas aromáticas, usada em todo o mundo, principalmente como incenso em cerimônias religiosas. Também é muito usada na perfumaria. Ela é uma seiva resinosa obtida de árvores africanas e asiáticas do gênero Boswellia. A maioria das árvores deste gênero são aromáticas e muitas delas produzem uma seiva resinosa perfumada, mas dizem que apenas a espécie Boswellia sacra produz uma grande quantidade de resina, conhecida como incenso verdadeiro. De acordo com o Evangelho de Mateus, ouro, olíbano e mirra foram os três presentes dados a Jesus pelos Reis Magos.

 

1

 

 

2

Um dos primeiros registros do uso do olíbano foi encontrado numa inscrição na tumba da rainha Egípcia do século XV a.C conhecida como Hathsepsut. Os antigos egípcios queimavam o olíbano como incenso e depois pulverizavam a resina carbonizada gerando um pó chamado de kohl. Este era usado para fazer a linha preta ao redor dos olhos, muito comum nas figuras da arte Egípcia.
Hoje em dia, muitas igrejas deixaram de utilizar a resina pura para utilizar uma mistura de bálsamos. A fumaça gerada continua visível, mas sem uma turvação excessiva, ideal para as cerimônias.

3

O olíbano é obtido, principalmente, das espécies B. carteriB. sacraB. frereana e B. Serrata, que crescem num ambiente quente e árido. Após incisões no tronco das árvores, é liberado um óleo resinoso que seca ao sol quente do deserto e endurece, gerando uma resina de cor amarelo pálida, na forma de lágrima. Esta resina é utilizada como anti-inflamatório natural e anti-artrítico.
O óleo essencial da resina pode ser obtido através da destilação por arraste a vapor e contêm, dentre outras substâncias, alfa-terpeno, limoneno, alfa-tujeno, acetato de octila, beta-cariofileno, p-cimeno, e incensol.

4Os extratos da resina possuem, como componentes majoritários, os triterpenos pentacíclicos do tipo ursano chamados de ácidos boswélicos, sendo o ácido beta-boswélico o mais abundante.
Pesquisas mostraram que os ácidos beta-boswélico, ceto-beta-boswélico e acetil-ceto-beta-boswélico apresentam atividade contra células cancerígenas. Além disso, o ácido acetil-boswélico apresenta ação anti-inflamatória.

 

Fonte:

http://www.nature.com/nature/journal/v444/n7121/full/444829a.html

http://www.chm.bris.ac.uk/motm/frankinscence/Home_Gen.html
http://www.sacredfrankincense.com/
Autor: Rafael Garrett, doutorando em química do IQ-UFRJ