Sulfeto de hidrogênio, H2S
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O sulfeto de hidrogênio, HS (salientar H e S) - 34,1 g.mol-1, é uma substância gasosa (T.F. -86oC e T.E. -60oC) nas condições ambiente. A molécula de sulfeto de hidrogênio apresenta geometria angular, com comprimentos de ligação S - H de 136 pm e ângulo de ligação H-S-H de 103,4o. A molécula de sulfeto de hidrogênio pertence ao grupo de simetria C2v, apresentando os seguintes elementos de simetria: eixo próprio de rotação e planos de simetria vertical.

O sulfeto de hidrogênio é uma substância polar, apresentando momento de dipolo molecular resultante de 0,97 D.

 

O H2S possui odor caracterísitco de ovos podres. Outras propriedades importantes dessa molécula são:

1) É um forte redutor, podendo ser citadas como exemplo as seguintes reações:

I2(aq) + H2S(aq) → 2 HI (aq) + S0(s) (1)

Br2(aq) + H2S(aq) → 2 HBr (aq) + S0(s) (2)

2) É um gás tóxico (nível máximo tolerado de 8ppm), podendo envenenar diferentes sistemas no corpo, sendo o sistema nervoso o mais afetado.

O sulfeto de hidrogênio ocorre naturalmente no petróleo, gás natural, gases vulcânicos e mananciais de águas termais. Também pode ocorrer como resultado da degradação bacteriana de matéria orgânica em condições anaeróbicas e, por isso, tem papel central no ciclo do enxofre. Tais bactérias são capazes de fazer fotossíntese, utilizando H2S e produzindo S ao invés de utilizar H2O e produzir O2 como fazem as plantas.

Os principais usos do sulfeto de hidrogênio são: 

1) Produção de compostos organosulfurados.

2) devido a sua alta afinidade por íons de metais de transição, foi utilizado por muito tempo na análise destes íons. Hoje é evitado devido à sua toxicidade. Exemplos:

SnCl2(aq) + H2S (aq) → SnS (s) + 2 HCl(aq) (3)

ZnSO4(aq) + H2S(aq) → ZnS (s) + H2SO4(aq) (4)