Ácido tricloroisocianúrico, C3Cl3N3O3
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O ácido tricloroisocianúrico (ATCI) 1,3,5-tricloro,1,3,5-triazina-2,4,6(1H,3H,5H)-triona, é uma cloro-imida, um heterociclo aromático da classe das triazinas, com fórmula C3Cl3N3O3. É um sólido branco, massa molar 232,41 g.mol-1 e T. F. 246-247 °C

 

Na molécula de Ácido Tricloroisocianúrico salienta-se:

 

O ácido tricloroisicianúrico (ATCI) é um potente desinfetante, usado amplamente no âmbito doméstico e industrial. É comercializado na forma de pó, granulado, em pastilhas ou tubos prensados, o que amplia enormemente sua aplicação em substituição às fontes de cloro líquido. Isto facilita o transporte e permite a liberação do ativo permanentemente, pela redução da evaporação. Tem grande aplicação em piscinas, águas de abastecimento, no tratamento de águas residuais e como algicida na reciclagem da água industrial.

Também é empregado como agente de branqueamento na indústria textil.

O ATCI também é um interessante reagente empregado para a cloração de substâncias orgânicas, capaz de introduzir átomos de cloro em anéis aromáticos e em outros sistemas, na forma de Cl+.

Foi primeiramente sintetizado em 1902, a partir da reação do sal de potássio do ácido cianúrico com cloro.

Na desinfecção da água, a ação de agentes oxidantes atuando sobre microorganismos e a matéria orgânica em geral é de grande importância. É bem conhecida a ação do ácido hipocloroso (HOCl), um produto da hidrólise de substâncias cloradas. A reação de hidrólise do dicloroisocianurato de sódio, um derivado do ATCI, exemplifica sua formação:

2

Fonte: http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n3/29282.pdf

 

Mais recentemente, diversos grupos de pesquisas brasileiros vem estudando sua aplicação em síntese orgânica, bem como otimizando processos de síntese dos reagentes afins tribromoisocianúrico e tri-iodoisocianúrico. O reagente tribromado é de especial interesse por ser capaz de atuar em diversos modelos de síntese, onde tradicionalmente é empregado o bromo na forma de Br2, um reagente tóxico.

 

1