Platina, Pt
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A PLATINA (Pt) - 195,08 g.mol-1, é um metal de transição (P.F. 1768 ºC) e sólido à temperatura ambiente.

Na molécula de PLATINA (Pt), salienta-se:

A platina sempre foi muito utilizada pelo homem, e por muito tempo foi empregada como substituto da prata.

A platina (Pt) é um elemento químico de transição, metálico, de cor branca prateada, que ocorre em alguns minérios de níquel e cobre ou mesmo puro.

É obtida majoritariamente a partir do rejeito do refinamento eletrolítico de níquel e cobre.

É usada em joalheria, equipamentos para laboratórios como termopares, eletrodos, cadinhos, compõe ligas metálicas com irídio e ródio e também está presente em contatos elétricos. É empregada em próteses dentárias.

Em reações químicas de redução, tem grande aplicação como catalisador, tanto em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, na indústria química quanto nos automóveis, no controle do escape de gases de automóveis.

Possui alta resistência à oxidação. Grande parte de seus compostos são complexos de platina(II) ou platina(IV), como o PtCl2 e o PtCl4, dois importantes exemplos. Formam compostos de coordenação com monóxido de carbono e outros ligantes pi.

Devido a sua estabilidade, é utilizada em marca-passos cardíacos. Compõe o medicamento cisplatina, um agente anti-câncer do tipo alquilante, empregado no tratamento de diversos tipos de tumores malignos.

 

Cisplatina