Náilon, (C12H22N2O2)n
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O NÁILON ou NYLON 6,6, é o 6-{[6-({6-[(6-amino-hexanoil)amino] hexanoil}amino) hexanoil]amino}hexanoato, fórmula (C12H22N2O2)n - (210,12)n g.mol-1.

Na molécula de NÁILON ou NYLON 6,6, salienta-se:

O náilon pertence ao grupo das poliamidas. Wallace Carothers foi o químico que deu grande contribuição ao estudo destes polímeros, a partir dos anos 30. O náilon foi a primeira fibra têxtil produzida em laboratório, e que mudou o conceito dos tecidos para os mais diversos campos da moda e dos utilitários.

A partir de seus fios fabrica-se um grande número de produtos de nosso dia-a-dia, como o velcro, tecidos usados em meias femininas,diversas roupas íntimas, além dos maiôs e biquínis, bermudas e shorts e roupas esportivas, em função de sua alta resistência ao desgaste a à tração.

O náilon pode também ser moldado para a confecção de objetos, como parafusos, diferentes tipos de engrenagens e polias, além de pulseiras, como as de relógios e as cerdas das escovas de dentes.

Na área cirúrgica, é utilizado na sutura de ferimentos, pois é um material inerte no organismo. Isto ocorre por sua semelhança estrutural com as cadeias das proteínas e suas ligações amídicas.

O náilon é obtido da polimerização de ácidos dicarboxílicos com diaminas. O nylon 6,6, cujos números se referem ao número de carbonos de cada um de seus constituintes) é a combinação de hexametilenodiamina com o ácido adípico ou com o cloreto de adipoíla. No Brasil, é produzido amplamente pela RHODIA.

A reação geral é:nilon_640