Triton (X100), C14H22O (C2H4O)n
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O triton (X100), 4-(1,1,3,3-tetrametilbutilfenil-polietileno glicol, é um surfactante não iônico de fórmula molecular C14H22O (C2H4O)n (n = 9-10) e T. E. em torno de 270 °C.

Na molécula de triton x100 salienta-se:

 

 

Triton é um agente tensoativo usado em áreas da biotecnologia, em particular na purificação de produtos biológicos e na biocatálise em meio orgânico. Ele é referido como nome comercial, pois são inúmeros os tensoativos existentes e utilizados em estudos bioquímicos.
Para entender sua ações e efeitos, sua estrutura molecular deve ser bem entendida. O Triton X-100 é um tensoativo não iônico do tipo polietóxi. Esses tensoativos do tipo não iônico são constituídos por uma cadeia de polioxietileno e uma porção hidrofílica. O Triton X-100 é anfifílico, ou seja, é uma espécie química de origem orgânica que apresenta em sua estrutura uma parte polar e hidrofílica e outra apolar e hidrofóbica. Os átomos de oxigênio da porção hidrofílica (poliéter) tornam a molécula solúvel em água devido à possibilidade de formação de ligações de hidrogênio, e a porção hidrofóbica é formada pelo grupo p-t-octilfenil.

Breve História dos Tensoativos:

< 2000 a.C.
Sabões de ácidos graxos
Anos 20

Alquil sulfatos
Dodecilbenzeno sulfonatos

Anos 30

Alquifenóis etoxilados
Amidas quaternárias

Anos 40
Óxidos de aminas
Alquilbenzeno sulfonatos  lineares
Álcoois etoxilados
Copolímeros EO/PO
Anos 50
Alquil éter sulfatos
Alcano sulfonatos
Alfa olefina sulfonadas
Poliaminas
Anos 60
Betaínas
Anos 70
Alquil poliglicosídeos
Ésteres metílicos sulfonados
Anos 80
Glucamidas
Anos 90
Ésteres metílicos etoxilados
> 2000
Monoglicerídeos sulfatados
Tensoativos geminados

 

Após a Segunda Guerra Mundial, o composto tetrâmero de propileno com benzeno (TP-benzeno) tornou-se um material disponível e, portanto viável, como matéria-prima para a fabricação de tensoativos. 

Apesar das indústrias de detergentes e produtos de limpeza serem consideradas como indústrias maduras, as demandas ecológicas, o crescimento populacional e os apelos de mercado continuam forçando os desenvolvimentos tecnológicos mais limpos e o que impulsiona o crescimento da área de tensoativos, principalmente na área de higiene pessoal.

1

2


O Triton-X100 é muito utlizado em bioquímica, pois não afeta significativamente a maior parte das propriedades físicas ou químicas das proteínas, portanto, não induz alterações conformacionais que causem perdas das suas propriedades biológicas. Ele é o agente de solubilização mais usado para permeabilizar células e para extrair e purificar proteínas de membrana isentas de lípidos, em condições não desnaturantes. Também é um ótimo emulsificante para os triglicerídeos e bom para determinar atividade hidrolítica das lipases.

 

3

Tensoativo x membrana biológica

 

Créditos:

Alyne Fonseca, graduanda da Faculdade de Farmácia da UFRJ e
Fernanda Gouvêa Gomes Ürményi, mestranda da PG Química da UFRJ