Polivinilpirrolidona, (C6H9NO)n
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A polivinilpirrolidona, poli[1-(2-oxo-1-pirrolidinil) etileno, é um polímero formado por unidades repetidas da vinilpirrolidona (monômero), unidade que se encontra demonstrada na imagem em 3D. Dependendo do processo de polimerização, pode conter um número muito variado de monômeros, fazendo com que sua massa molar varie de 2.500 - 2.5000.000 g·mol-1. Sua fórmula é (C6 H9 N O)n. A temperatura ambiente é obtida como um pó branco amarelado, higroscópico, com T.F. entre 110 a 180°C.

Na molécula de polivinilpirrolidona salienta-se:

A polivinilpirrolidona (PVP) é um polímero vinílico com aspectos bastante interessantes devido a sua alta solubilidade em água. Quando seca encontra-se como um pó, de aspecto floculento, que é capaz de absorver quase 20 % de seu peso seco em água.

Quando diluida em água, a PVP forma filmes finos, o que a torna um revestimento interessante em si próprio ou na formulação de revestimentos. É usada em adesivos, envelopes e selos postais os quais, para serem colados, se utilizam da propriedade umidificante e adesiva da PVP.

A PVP é sintetizada a partir da vinilpirrolidona via polimerização radicalar, com emprego de um iniciador. Foi descoberta por Walter Reppe e patenteada em 1939 para uso como substituto do plasma sanguíneo.

1


Sendo inofensiva ao organismo humano, é usada na farmacêutica como expansor do plasma sanguíneo na intervenção de vítimas de acidentes que apresentam sangramento intenso, mas não mais como seu substituto. Além disso, por ser inerte em nosso organismo e não absorvida, compõe diversos medicamentos como excipiente.

Quando reunida ao iodo, a PVP forma um produto desinfetante que é empregado em pomadas e sabões líquidos.

Além disso, a PVP é usada em diversos produtos da cosmética, como pastas de dentes, xampús e géis para os cabelos.

Na indústria alimentícia, é empregada como emulsificante e agente de revestimento para tornar os alimentos mais brilhantes, além de ser empregada também como estabilizante e aumentar a viscosidade dos alimentos. Em vinhos brancos também é usada como clarificante.