Fósforo branco, P4
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O FÓSFORO BRANCO ou P4 é o triciclo [1.1.0.0 2,4] tetrafosfano - 123,89 g.mol-1.

Na molécula de P4, salienta-se:

O fósforo branco (P4) é uma das formas alotrópicas do fósforo, assim como o diamante e o fulereno são formas alotrópicas do carbono.

Ele reage violentamente com o oxigênio do ar, resultando em forte luz branca, sendo por isso armazenado em água a fim de evitar que esta violenta reação ocorra. Sua instabilidade se deve ao seu arranjo cíclico tensionado e instável, que tende rapidamente a se desfazer liberando grande quantidade de energia.

O fósforo branco pode ser produzido de várias formas, entre as quais a partir do fosfato de cálcio rochoso, aquecido em fornos na presença de carbono e sílica; o fósforo elementar liberado como vapor é recolhido em ácido fosfórico para formá-lo. Este processo é semelhante à primeira síntese do fósforo a partir do fosfato de cálcio presente na urina.

P4 é usado na fabricação de fogos de artifícios e em bombas de fumaça para camuflar movimentos e ataques de tropas militares em guerras. Vale ressaltar que o fósforo branco também foi usado  como material para bombas incendiárias durante a Segunda Guerra Mundial, e nas guerras da Coréia, do Vietnã e do Iraque.

A exposição prolongada ao P4, sob qualquer forma, pode ser fatal, pois resulta em lesões dolorosas por queimadura química. Partículas incandescentes de fósforo branco podem produzir dolorosas e profundas queimaduras (de segundo e terceiro graus) na pele e nas mucosas.