Butano, C4H10
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

O butano, fórmula C4H10 – 58,12 g.mol-1 é uma substância gasosa (T.E. - 0,5 °C) nas condições ambiente.

Na molécula de butano, salienta-se:

 

1. Cadeia carbônica aberta, linear e homogênea, contendo dois átomos de carbono primários e dois secundários.


O butano é um hidrocarboneto gasoso, incolor e inflamável presente no gás natural e que pode ser obtido através do refino do petróleo. Ele é um gás estável, que não possui ação corrosiva em metais, muito pouco solúvel em água, mas facilmente solúvel em álcool, éter etílico e clorofórmio.

Butano é normalmente utilizado:

Como solvente e na fabricação de produtos químicos orgânicos; Como matéria-prima para a borracha sintética e fluidos líquidos de alta octanagem; Na produção de etileno, como propelente em aerossóis e em sistemas de refrigeração; Como combustível para isqueiros e fogões; O butano é adicionado à gasolina para aumentar a sua volatilidade em locais onde o clima é muito frio.

O butano está presente no gás liquefeito de petróleo (GLP), ou gás de cozinha, juntamente com o propano e o isobutano. Como é um gás inodoro, é adicionado nos botijões uma substância com cheiro para que um vazamento de gás possa ser percebido pelas pessoas mais próximas.

1

 

2

O butano existe como dois isômeros estruturais: o n-butano, que apresenta uma cadeia linear com quatro átomos de carbono, e o isobutano (2-metilpropano), que apresenta uma ramificação. Ele é muito utilizado como um modelo simples em química orgânica para explicar análise conformacional. O processo de análise conformacional permite fazer predições quanto a estabilidade de conformações diferentes de moléculas e o comportamento dessas no decorrer de uma reação química.

3

O butano pode ser obtido do gás natural ou através do refino do petróleo. Explicando de uma maneira bem simples, no refino do petróleo, alcanos de alto peso molecular são quebrados em cadeias menores através do fornecimento de calor e catalisadores, e são separados de acordo com suas temperaturas de ebulição num processo de destilação fracionada. Assim, o butano é separado numa fração de gás, juntamente com outros gases, como o propano.

4

Fontes:

Baseado no texto de Feng Wang, Swinburne University of Technology. Originalmente publicado em: http://www.it.swin.edu.au/personal/fwang/Mom/Mom_butane.html Autor: Rafael Garrett, doutorando em química do IQ-UFRJ