MCM-41
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A MCM-41 é um material poroso de SiO2, com tamanho e arranjo espacial bem definido, que se apresenta como um sólido cristalino nas condições ambiente. Na estrutura do MCM-41 destacam-se:

 

 

O MCM-41 (do inglês Mobil Cristaline Material) é um é um silicato (SiO2) com alto grau de ordenamento, isto é, composto por unidades que se repetem com grande regularidade. É um material com cavidades de tamanhos bem defenidos. No caso do MCM-41, tais cavidades são hexagonais e formam túneis que percorrem a estrutura do material. O MCM-41 é uma material altamente poroso tendo até 80% do seu volume ocupado pelos canais. As paredes dos canais são de sílica amorfa.
Isso faz MCM-41 um excelente material para inúmeras aplicações como meio separador (peneira molecular) de materiais ou como catalisador. Tem sido usada também no tratamento de água para adsorção de contaminantes.
MCM-41 obtido pela técnica de "templating", em que agregados macromoleculares são usados como molde para formação do composto desejado. Ao alterar o comprimento das moléculas usadas como molde, a largura dos canais hexagonais pode ser controlados entre de 2 a 10 nm.

 

 

MCM-41, metano

 

Moléculas de metano e etano dentro de um dos poros hexagonais da peneira molecular MCM-41 (de cerca de 3 nm diâmetro dos poros). A separação de substâncias em materiais com porosidade controlada em escala molecular é objeto constante de interesse devido as inúmeras vantagens que oferecem face a métodos tradicionais, como a destilação.

 

Colaboradores Química:

Tradução: Paula BM Andrade, Ph
Fonte: baseado no texto de Simon Cotton, originalmente publicado em http://www.chm.bris.ac.uk/motm/muscone/musconeh.htm