Etanolamina, C2H7NO
Química Nova Interativa
Zoom in Zoom out Reiniciar 

A etanolamina, 2-aminoetanol ou monoamina etanol, é uma base fraca de odor semelhança à amônia, com fórmula CHN O, massa molar 61,05 g.mol-1 e T. E. 169-170 oC.

 

Na molécula de etanolamina, salienta-se:

 


1

A etanolamina está presente nos organismos vivos e também é um importante produto químico.

Nos seres vivos, compõe os fosfolipídeos, como a fosfatidiletanolamina ou cefalina, material de membrana encontrado em todas as células vivas, embora em humanos esteja principalmente no tecido nervoso. A cefalina é o principal fosfolipídeo de bactérias.

Na cosmética, há várias aplicações para a etanolamina. Em xampús, ela é empregada como estabilizante de espuma e faz parte da composição de diversos tratamentos do cabelo.

A etanolamina (1) é o representante químico mais simples do grupo das etanolaminas como a dietanolamina (2) e trietanolamina (3), que são obtidos a partir da reação do óxido de etileno (petroquímica) com amônia.

Estas substâncias são empregadas em detergentes multifuncionais e desinfetantes. A trietanolamina, por exemplo, é usada como agente alcalinizante do ácido dodecilbenzenosulfônico para lava-louças, e também é empregada como alcalinizante de ácidos graxos para a produção de sabões especiais. Devido à reduzida basicidade das etanolaminas, também têm ampla aplicação em removedores de ceras, na limpeza automotiva e é matéria prima para a produção industrial de alcanolamidas, um importante grupo presente em xampús que ajudam no condicionamento dos cabelos.
A etanolamina é muito empregada industrialmente no tratamento de gases naturais em linhas de processamento. A etanolamina é usada na captura de CO2, através da formação de uma espécie do tipo zwitterion (íon dipolar).

2

Em seguida, por ser uma base fraca, pode novamente gerar amônia e CO2 com aquecimento, fechando um ciclo de reaproveitamento dos resíduos.

Como uma forma de atenuar as crescentes emissões de gases estufa, governos, indústrias e pesquisadores estão cada vez mais interessados na captura de CO2. Com o aumento da demanda de energia, as emissões de CO2 devem aumentar em 63% nos próximos 10 anos. Estas aminas tem alta capacidade de absorver CO2 e não requerem muita energia para se regenerar, tendo por isso grande aplicação.

As etanolaminas são utilizadas ainda como auxiliares de moagem de cimento, acelerando a velocidade de endurecimento de concreto.

 

Fonte:
-http://pubs.acs.org/doi/pdf/10.1021/ie0614982
-http://www.nordesquim.com.br/pdfs/auxiliares/trietanolamina_85.pdf